Bem vindo a nova versão da IB Digital!Fazer um mini tour

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A acirrada batalha entre as redes sociais

A batalha das redes sociais foi bastante acirrada em 2011. O Facebook mostrou sua força e logo no começo do ano, em meados de maio, ultrapassou o Google em números de acessos nos Estados Unidos. Na ocasião, o Orkut ainda reinava no Brasil, mas o concorrente seguiu sua implacável perseguição. No 1º trimestre, dados da Comscore, davam conta de que a rede de Mark Zuckerberg havia crescido 257% no Brasil nos 12 meses anteriores, contra apenas 31% do Orkut. Na época, muita gente já arriscava dizer que o Facebook ultrapassaria o Orkut no Brasil ainda em 2011.

Em meio a essa disputa, surgiu, em julho, uma nova rede social: a Google+. No lançamento, os executivos da empresa disseram que não deixariam de investir e trazer inovações para o Orkut, e que a nova rede social era algo completamente diferente da antiga. Como se não bastasse, algumas pessoas começaram a comparar a novidade com o próprio Facebook. Em agosto, o Facebook, com 750 milhões de pessoas no mundo, finalmente ultrapassou o Orkut, em 1,9 milhão de usuários únicos no mês de agosto no Brasil. A rede criada por Mark Zuckerberg atingiu 30,9 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 68,2% dos internautas que acessam a internet no Brasil em casa ou no trabalho.

Logo em seguida, o Facebook trouxe novidades interessantes para seus usuários. A principal delas é a Timeline, que mês passado, finalmente ficou disponível para todo mundo. Agora, seu histórico na rede fica exposto em uma linha do tempo com destaque para os principais acontecimentos da sua vida. Outro coisa que evoluiu na nova versão é a delicada questão da privacidade. Agora, você pode escolher quem vai ter acesso às suas publicações antes mesmo de fazê-las. O controle sobre o seu conteúdo é muito maior e mais detalhado.

Em 2011 o Twitter também bombou! Outra pesquisa realizada pela Comscore aponta o Brasil como 3º maior em usuários dos serviços do microblog, com 23,7% dos mais de 100 milhões de usuários ativos. Ano passado, o twitter divulgou os tópicos mais comentados este ano. As três notícias com maior repercussão foram a renúncia do ditador egípcio Mubarak, a morte do terrorista Osama Bin Laden e o desastre nuclear em Fukushima, no Japão.

Não menos famosa, a rede social voltada para o mundo corporativo, o LinkedIn recentemente abriu seu primeiro escritório no Brasil, não por acaso, o quarto maior mercado da rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Desde o lançamento da versão em português, em abril de 2010, o número de usuários cresceu 6 vezes, saltando de 1 milhão de usuários para 6 milhões.

Em 2011, as redes sociais ocuparam um espaço imenso no mundo virtual. Boa parte das manifestações populares, seja nos países árabes, seja no movimento Occupy Wall Street, se oraganizaram em torno das redes sociais. O Twitter, talvez, seja a ferramenta que mais cresceu nesse sentido. Mas, dá para dizer que 2011 foi mesmo o ano do Facebook. O site de Mark Zuckerberg alcançou patamares inéditos e, ao que tudo indica, ainda tem muita lenha para queimar em 2012.