Bem vindo a nova versão da IB Digital!Fazer um mini tour

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"Aposente" o Google: conheça alguns buscadores diferentes

Toda vez que você faz uma busca, deve, certamente, recorrer ao Google. Mas ele não é único no mundo. Separamos dois outros buscadores com funções super legais e diferentes, veja só.
O primeiro site é este aqui, o Helioid. Ao buscar por algum termo, essa aba aparecerá para você. Repare nas bolinhas coloridas. Elas separam o assunto por categorias, que, se forem clicadas, já fazem outra pesquisa automática, adicionando o termo à sua busca anterior. São espécies de filtros que vão afunilando a pesquisa. Aqui, procuramos por "IB Digital". Repare os termos nas bolinhas: programas, fotografia, tecnologia... são, na verdade, tags daquilo que foi encontrado.

Se você deixar seu mouse em cima das cores, esses dois botões vão aparecer. Aqui, você pode esconder resultados de determinado tipo ou ver só os que tiverem relação com essa categoria.
Já o Qwiki, tem uma outra função bem interessante. Além de fazer a busca, ele monta os resultados em uma apresentação multimídia para você com fotos importantes e bastante conteúdo. E, olha só que bacana; há uma narração em tempo real do conteúdo pesquisado. É em inglês, mas dá pra acompanhar o que o narrador fala pelas legendas.

Pesquisamos por "Brazil", com Z pois o site é todo em inglês. Dá pra ver a barra de tempo, onde você pode escolher a parte da apresentação que quiser. Esses outros 4 botões aí do lado servem para ver conteúdos relacionados, aumentar ou diminuir o volume, ligar e desligar legendas e deixar a tela cheia, só com o vídeo. Por falar em conteúdo relacionado, na parte de baixo do vídeo, você encontra algumas apresentações de assuntos semelhantes, como, no caso do nosso exemplo, "Brasil colonial".

Outro que separamos foi o Kidrex, Com este buscador, os pais podem ficar tranqüilos, pois a criançada não tem acesso a certos assuntos como pornografia, por exemplo. Isso porque assim que alguém digita algum termo inapropriado, o site bloqueia a busca através de filtros, que podem ser criados pelos próprios pais. Dê uma olhada: ao buscar por termos que remetem a drogas ilícitas, o site lista uma série de páginas. Então, para ajudar o KidRex a combater este tipo de busca, os pais podem enviar os links que eles consideram inapropriados para a equipe do site, que vai analisar a sugestão e incluir no seu filtro de busca.

E aí, gostou das dicas desta semana? Agora você pode deixar o Google um pouco de lado e usar esses buscadores para diversificar suas pesquisas.