Os internautas acabam de ganhar mais uma opção de rede social, a Arcah. A diferença é que, além do site ser totalmente brasileiro, ele funciona também como um agregador de conteúdos. Os usuários se relacionam entre si e, de quebra, ficam de olho em vídeos, fotos e notícias de assuntos que lhe interessam.
O site mistura funções parecidas com as de três grandes redes: Facebook, Twitter e Google Reader. A pessoa se cadastra, seleciona os assuntos que gostaria de acompanhar como Moda, Tecnologia, Gastronomia e outros, e passa a receber centenas de conteúdos sobre esses temas. Todos os vídeos, fotos e notícias são disponibilizados no site por meio de RSS, e possuem espaços para comentários. Dessa forma, os usuários podem interagir uns com os outros e expressar suas opiniões.
"Apelidamos o site de 'social web', porque ele funciona como um portal de notícias, agregador de conteúdo e rede social. Ou seja, ele tem um pouco de tudo na web", comenta o arquiteto Martin Ignacio Izarra, co-fundador da plataforma.
Assim como no Twitter, as pessoas seguem umas às outras e os temas são selecionados por meio de hashtags. Além disso, os status são atualizados com apenas 140 caracteres. Já na parte da timeline, a plataforma funciona como o Facebook, que reúne todas as atualizações de seus temas preferidos em um único lugar.
A meta de Martin e seus sócios, Fabrizio Wortsman e Murilo Resio de Castro, é alcançar 300 mil usuários em até três meses. "Ainda temos muita coisa para acrescentar. A busca de pessoas relacionadas aos temas é uma delas", conta Martin, que acredita que esta pode ser uma maneira de unir o pessoal e promover a interação.
Está afim de conhecer a Arcah? Clique aqui e acesse o site.